MSP-CONSAN
Mecanismo de Facilitação da Participação do Setor privado no CONSAN-CPLP

Atividade


CONSAN - Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP reuniu em Brasília
A CAL – Câmara Agrícola Lusófona, participou, enquanto coordenador do Secretariado do Conselho do Mecanismo do Sector Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (MSP-CONSAN-CPLP), na 2ª reunião extraordinária daquele organismo, entre os dias 6 e 8 de Junho, em Brasília.
Assumindo o seu papel de coordenação de Secretariado no MSP-CONSAN-CPLP, a CAL propôs a criação dum acordo comercial no âmbito de produtos de qualidade diferenciada, nomeadamente a certificação de produtos de origem controlada e protegida, de produtos com referência à sua indicação geográfica.
Foi ainda apresentada, a utilização de modelos de monitorização do impacto económico da segurança alimentar nos países lusófonos, como é o caso do SISMod. Todas estas propostas visam assim fortalecer a governança da segurança alimentar e nutricional de todo o espaço da CPLP. A acta do COSAN foi assinada pelos Ministros da Agricultura de todos países da CPLP e pelos representantes dos diversos mecanismos presentes no CONSAN.

Potencialidades do agronegócio discutidas na “Cimeira de Agronegócios CPLP”, em Brasília
A Cimeira de Agronegócios CPLP, que decorreu em Brasília, no passado dia 5 de junho, promovida pelo Mecanismo do Sector Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (MSP-CONSAN-CPLP), cujo secretariado está confiado à CAL, reuniu um conjunto de personalidades do agronegócio, nomeadamente, líderes de grandes empresas do agronegócio brasileiro, ministros agricultura, embaixadores, membros da FAO, CPLP, CNA, EMBRAPA e dirigentes associativos, entre outros. Esta foi uma conferência que decorreu por iniciativa da CAL, CPLP e CE-CPLP, tendo como objetivo demonstrar as oportunidades de negócio no sector agroalimentar atualmente disponíveis nos países lusófonos.
O painel das seis intervenções contou com a presença de representantes da CAL, FAO, Embrapa, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal.
A salientar ainda, nas sessões de abertura e de encerramento, personalidades de organismos de destaque: CPLP, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Câmara de Comércio Brasil-Moçambique e Embaixada de Portugal no Brasil.
A conferência inseriu-se na 2ª reunião Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, entre os dias 6 e 8 de Junho, na capital do país brasileiro.

A Cimeira irá decorrer em Brasília durante o dia 5 de junho poderá ver e descarregar o programa completo(aqui)

O Secretariado do Mecanismo encontra-se a elaborar um plano de atividades que será disponibilizado brevemente. Estas atividades estão ligadas aos temas em discussão e aprovação pelo CONSAN – CPLP, nomeadamente, o Fortalecimento da Agricultura Familiar nos países da CPLP. Neste campo o sector privado pode contribuir fortemente quer pela integração dos agricultores familiares nas principais cadeias de valor quer pela montagem de circuitos de comércio intra-cplp que valorizem os produtos de cada país. Outras áreas para acção do Mecanismo serão devidamente abordadas no plano de trabalho em desenvolvimento e que será apresentado brevemente no Agrofórum da CPLP (www.agroforum.pt)

CAL participa na 43ª Sessão do Comité de Segurança Alimentar Mundial da FAO
Em Outubro, entre 17 a 21, a CAL esteve presente na mais importante plataforma mundial para a segurança alimentar e nutricional, a convite do Comité de Segurança Alimentar Mundial da FAO. Durante a sessão, que ocorreu na sede da FAO em Roma, apresentaram-se apelos urgentes para o desenvolvimento de vínculos mais eficazes entre as políticas internacionais e as necessidades diárias de milhões de pessoas vulneráveis em todo o mundo.
A participação neste comité foi bastante enriquecedora já que foi possível conhecer metodologias que poderão vir a ser utilizadas no Mecanismo do Sector Privado da CPLP cujo secretariado é assumindo pela CAL.

Reunião com a FAO CPLP, Secretariado do Mecanismo de Facilitação da Participação do Sector Privado no CONSAN-CPLP, ACTUAR, onde estiveram presentes os restantes Secretariados dos Mecanismos de Facilitação do CONSAN, realizada no 19 de janeiro às 15H00, nas instalações da CPLP.
Estiveram presentes os mecanismos sector privado por mim, mecanismo da sociedade civil e o mecanismo dos ensino superior
Em discussão esteve a realização próxima reunião do COSAN no brasil em abril/ maio estiveram em cima da mesa os seguintes temas:
A agenda com os seguintes pontos:
1) Ponto de situação da implementação da ESAN-CPLP;
2) Ponto de Consolidação institucional dos Mecanismos;
3) Próximo CONSAN-CPLP;
4) outros assuntos